ESTRUTURA DE ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Deverão ser observados:
O objetivo da escrita científica é mostrar ao leitor o principal achado e novas ideias de uma pesquisa ou estudo e tem como características:
- clareza: uso de palavras e expressões simples;
- concisão: ato de escrever com o menor número de palavras e de organizar o corpo do artigo com uma estrutura lógica para entendimento do leitor.
Visando orientar autores e colaboradores a COED elaborou normas para submissão de um artigo técnico-científico para as revistas Ciência da Informação.
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Título (e subtítulo se houver)
- Máximo de 15 palavras;
- em negrito;
- 1ª letra em maiúscula;
- deve ser claro e objetivo, mostrando o principal resultado do trabalho.
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Autoria
- Informar no início do artigo
- nome por extenso;
- Última graduação, nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado e país;
- Cargo e nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado e país.
Exemplo:Fabiene Castelo Branco Diógenes
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Divisão de Projetos de Inovação (Ibict/DPI), Brasília, DF, Brasil.
Lena Vânia Ribeiro Pinheiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ibict/PPGCI – UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Icléia Thiesen
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
- Informar minicurrículo do(s) autor(es) no sistema eletrônico da revista, no item Autor dos metadados da submissão, no campo Resumo da Biografia, com as seguintes informaões:
- Última graduação, nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado e país;
- Cargo e nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado e país.
- Informar no início do artigo
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Resumo, Abstract, Resumen
(ABNT NBR 6022)- máximo de 250 palavras;
- deve apresentar problema, solução e conclusões;
- sequência de frases concisas e objetivas, contendo:
- Contextualização: uma ou duas sentenças que identifique onde seu trabalho está inserido dentro da grande área;
- Lacuna: sentença sobre o que ainda será trabalhado, o que necessita de pesquisa, o que ainda não foi entendido, o que ainda precisa ser estudado nesse campo de pesquisa;
- Propósito: principal objetivo do trabalho, o que foi feito. Tem que ter ligação com a lacuna;
- Metodologia: uma ou duas frases discorrendo sobre a metodologia utilizada;
- Resultados: identifica os principais resultados da pesquisa;
- Conclusões: como o resultado pode colaborar com o avanço da grande área em relação a sua área de pesquisa.
- Observações
- alguns resumos começam do item Propósito em diante. Três itens devem estar impreterivelmente nesta seção: propósito, resultados e conclusões;
- para artigos de revisão, a contextualização e a lacuna são mais importantes, pois são diferentes de um artigo científico regular.
- Apresentar resumo nos idiomas: português, inglês e espanhol.
- Ordem de publicação de acordo com idioma do texto
- Português: Resumo, Abstract, Resumen;
- Inglês: Abstract, Resumo, Resumen;
- Espanhol: Resumen, Resumo, Abstract;
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Palavras-chave/Keywords/Palabras clave
- mínimo de 3 e máximo de 5;
- essencialmente relevantes e retiradas do texto;
- não extrair do título;
- separar as palavras por ponto (.).
Exemplo:
Competência informacional. Mediação da informação. Inclusão sociodigital. - Apresentar palavras-chave nos idiomas: Português, Inglês e Espanhol.
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Apresentação:
- Número de páginas: máximo de 25 páginas;
- Folha: tamanho A4;
- Margens: 3 cm à esquerda e 2 cm acima, abaixo e à direita;
- Fonte padrão: TIMES NEW ROMAN:
- Títulos e subtítulos: tamanho 14 negrito;
- corpo do texto: tamanho 12 normal;
- citações diretas longas (mais de três linhas): tamanho 10, com recuo da margem esquerda de 4 cm; sem aspas ou itálico;
- números de páginas, notas de rodapé e legendas: tamanho 10.
- Espaçamento: duplo;
- Seções do artigo: tamanho 12 em maiúsculas e em negrito, alinhadas à esquerda. Não são numeradas. Exemplo:
INTRODUÇÃO
MATERIAL E MÉTODOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
AGRADECIMENTOS - Subseções (apenas um subnível): tamanho 10 pt em maiúsculas e em negrito, alinhadas à esquerda:
ANÁLISE DOS ELEMENTOS DE PESQUISA
- Corpo do texto: números de 0 a 10 são escritos por extenso. A partir do número 11 usar numerais.
- Ilustrações
- gráficos em MS Excel;
- imagens em 600 DPIs (dots per inch = pontos por polegada).
- Notas de rodapé
- São indicações, observações, esclarecimentos ou complementações ao texto, feitas pelo autor.
- As notas mencionadas no texto deverão constar no rodapé;
- Ser objetivo ao colocar as informações na nota de rodapé.
- Notas de referência
- indicar documentos consultados ou outras partes de um documento em que o assunto foi abordado.
- Evitar referenciar publicações que não foram consultadas diretamente (citação de citação – apud)
- Notas explicativas
- comentários, complementações ou traduções que interromperiam a sequência lógica, se colocadas no texto.
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Introdução
- justifica e define o problema, anunciando o assunto;
- resume o assunto e sua importância, apresentando a ideia geral;
- discute brevemente a abordagem do trabalho, delimitando o tema, encerrando com a apresentação de hipóteses e objetivos;
- não deve ser extensa e serve para que o leitor possa se familiarizar com o assunto:
- Contextualização: grande área onde seu trabalho está inserido e qual a importância da grande área. Aqui definem-se termos, jargões etc.);
- Lacuna: quais questões estão em aberto, quais as limitações ainda são existentes e precisam ser melhoradas;
- Estado da arte: o que há de mais avançado na área da pesquisa em questão;
- Propósito: quais os objetivos do trabalho e do estudo.
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Material e Métodos
Descreve os detalhes do delineamento da pesquisa e como foi conduzido o estudo. Na elaboração desta seção deve-se:
- descrever com precisão e rigor os métodos, os materiais, as técnicas e os equipamentos utilizados;
- fornecer informação sobre os métodos estatísticos utilizados e as transformações de dados, se for o caso;
- referenciar técnicas e métodos já conhecidos;
- evitar hipóteses e generalizações quando não estiverem embasadas nos elementos contidos no trabalho.
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Resultados e Discussão
- os resultados obtidos devem ser apresentados de forma precisa e clara;
- podem ser acompanhados de tabelas, gráficos, quadros ou figuras com valores estatísticos;
- os dados experimentais obtidos podem ser analisados e relacionados com os principais problemas que existam sobre o assunto, dando subsídios para a conclusão;
- a discussão deve relacionar causas e efeitos;
- indicar as aplicações e limitações teóricas dos resultados obtidos;
- apresentar novas perspectivas para a continuidade da pesquisa;
- apresentar propostas ou sugestões para novas pesquisas de atuação em determinadas áreas.
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Conclusões
- sintetizar argumentos que confirmam ou negam hipóteses;
- dar ênfase para o principal resultado;
- elaborar breve interpretação dos principais resultados;
- mostrar a importância desses resultados para a grande área do trabalho.
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Apêndices
- textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação;
- devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (APÊNDICE A; APÊNDICE B), seguindo a paginação do texto principal e separados do texto por uma folha adicional, com indicação do seu início.
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Ilustrações
(ABNT NBR 14724)- incluem: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros;
- as ilustrações devem fornecer informações suficientes para que o leitor possa compreendê-las sem a necessidade de uma contribuição significativa do texto;
- palavras utilizadas nas figuras devem ser idênticas às utilizadas no texto quanto à capitalização, itálico e símbolos;
- devem se apresentadas na ordem em que aparecem no texto. No caso de serem extensas, enviar em arquivos separados, indicando onde devem ser inseridas no texto;
- nas ilustrações que contêm mais de uma imagem, identificar cada imagem com letras maiúsculas, por exemplo A, B, C (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada imagem;
- posicionar a identificação na parte superior da ilustração, precedida da palavra figura, gráfico, quadro etc., numerada sequencialmente com algarismo arábico, seguida de travessão e respectivo título.
Figura 1 – Título;
Gráfico 1 – Título;
Quadro 1 – Título, e assim por diante.
- No texto para se referir as palavras figuras e tabelas usar caixa baixa.