Afinal, quem devo contratar? O dilema da falta de profissionais qualificados para integrar equipes de saúde bucal no serviço público de um pequeno município em Minas Gerais.

  • Bárbara Bianca Machado Soares Senac Minas
  • Victor Silva Corrêa Senac Minas

Resumo

Este dilema se passa dentro do Setor de Odontologia de Arcádia, em Minas Gerais. Atualmente, o município, considerado de pequeno porte, está em processo de ampliação das suas equipes de saúde bucal dentro da Estratégia de Saúde da Família, mas, enfrenta uma situação delicada pela falta de profissionais com qualificação técnica para integrar essas novas equipes. Laura Costa, Cirurgiã Dentista e Coordenadora de Saúde Bucal no município, não consegue preencher as vagas oferecidas para os cargos de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico de Saúde Bucal (TSB). Hoje, a falta desses profissionais para completar duas equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família, está bloqueando grande parte do repasse financeiro destinado à saúde entre a União e o Estado para o município de Arcádia. No lugar de Laura, como você enfrentaria, de maneira estratégica e eficiente, esse grande desafio no serviço público? O caso apresentado a seguir, aplica-se principalmente às disciplinas de Gestão em Saúde Pública, Planejamento Estratégico, Gestão de Recursos, Gestão de Pessoas.

Publicado
2024-09-13
Como Citar
Soares, B. B. M., & Corrêa, V. S. (2024). Afinal, quem devo contratar? O dilema da falta de profissionais qualificados para integrar equipes de saúde bucal no serviço público de um pequeno município em Minas Gerais. CASOTECA (Acesso Livre) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 6(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac3/article/view/850

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>