O Impacto da Taxa de Rotatividade de Profissionais na Prestação de Serviços de Qualidade em Saúde
Resumo
Este Caso para Ensino tem como objetivo abordar o quanto a gestão estratégica de pessoas é um diferencial competitivo para o sucesso de uma empresa no ramo de serviços de saúde, tendo como principias fatores a satisfação dos clientes com os produtos ofertados e a redução da taxa de rotatividade dos profissionais contratados pela empresa. A clínica Fono Master é considerada referência na prestação de serviços na cidade de Belo Horizonte/MG. Entretanto, enfrenta dilemas relacionados à satisfação de seus colaboradores. Diante dessa situação, diretores e gestores decidem contratar uma consultoria especializada para a reestruturação dos processos relacionados à rotatividade, ao absenteísmo e ao turnover, propondo ferramentas e melhores práticas para captação e retenção de talentos. O caso permite, ainda, refletir sobre temas como clima e cultura organizacional, liderança, valorização do capital humano, qualidade de vida no trabalho, motivação, atendimento ao cliente e foco na qualidade dos serviços prestados, além de apresentar indicadores e ferramentas para captação e retenção de talentos como fatores-chave para melhores resultados. A utilização deste caso é indicada para cursos de aperfeiçoamento, extensão, capacitação, tecnólogos, graduação e pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.