O impacto da taxa de rotatividade de profissionais na prestação de serviços de qualidade em saúde

  • Débora Karine Amorim Almeida Senac Minas
  • Rachel Sant’Anna Murta Senac Minas
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Capital Humano. Motivação. Rotatividade. Estratégia.

Resumo

Este Caso para Ensino tem como objetivo abordar o quanto a gestão estratégica de pessoas é um diferencial competitivo para o sucesso de uma empresa no ramo de serviços de saúde, tendo como principias fatores a satisfação dos clientes com os produtos ofertados e a redução da taxa de rotatividade dos profissionais contratados pela empresa. A clínica Fono Master é considerada referência na prestação de serviços na cidade de Belo Horizonte/MG. Entretanto, enfrenta dilemas relacionados à satisfação de seus colaboradores. Diante dessa situação, diretores e gestores decidem contratar uma consultoria especializada para a reestruturação dos processos relacionados à rotatividade, ao absenteísmo e ao turnover, propondo ferramentas e melhores práticas para captação e retenção de talentos. O caso permite, ainda, refletir sobre temas como clima e cultura organizacional, liderança, valorização do capital humano, qualidade de vida no trabalho, motivação, atendimento ao cliente e foco na qualidade dos serviços prestados, além de apresentar indicadores e ferramentas para captação e retenção de talentos como fatores-chave para melhores resultados. A utilização deste caso é indicada para cursos de aperfeiçoamento, extensão, capacitação, tecnólogos, graduação e pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas

Publicado
2023-05-10
Como Citar
Almeida, D. K. A., & Murta, R. S. (2023). O impacto da taxa de rotatividade de profissionais na prestação de serviços de qualidade em saúde. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 5(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/779

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