Saindo na frente

  • Ana Rosa Pagani Belato
  • Varda Kendler
Palavras-chave: Palavras-chave: Construção Civil; Planejamento Estratégico; Crise Financeira; Gestão Empresarial; Concorrência.

Resumo

Entre os anos de 2014 a 2016, a Beta Engenharia, incorporadora e construtora localizada na cidade de São Paulo, se vê diante de um dos seus maiores desafios: superar a crise que derrubava cada vez mais a economia do país e, consequentemente, o setor de construção civil. O principal segmento da Beta Engenharia, naquela época, era a construção de unidades habitacionais no segmento super econômico, com preço médio de venda de até R$ 100 mil por unidade. Com a chegada da crise econômica no país, em que o índice de desemprego e as políticas restritivas ao crédito fez o número de vendas de imóveis cair, a empresa foi forçada a rever seu planejamento estratégico para agir rapidamente neste cenário. O diretor financeiro Antônio e os demais diretores se reuniram diversas vezes com a presidência da empresa a fim de encontrar a melhor solução estratégica para que a Beta pudesse retomar o crescimento que vinha apresentando anteriormente à crise. Assim, eles decidiram mudar o segmento de atuação para que não precisassem depender diretamente de recursos do Orçamento do Governo, o que fez a empresa sair à frente dos seus concorrentes e reconquistar seu posto de liderança no setor de construção civil do país. Os nomes deste Caso são fictícios, os dados apresentados são reais e, na sua maioria, públicos. As entrevistas realizadas tiveram liberação prévia dos entrevistados.

Publicado
2021-07-02
Como Citar
Belato, A., & Kendler, V. (2021). Saindo na frente. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 3(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/409

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>