Quando dar um passo para trás significa dar três para frente

  • Ana Carolina Ferreira Borges
  • Luciana Gelape dos Santos
Palavras-chave: Controladoria financeira; Crise financeira; Desafios do microempreendedor; Empresa familiar; Planejamento estratégico.

Resumo

Este caso de ensino apresenta os desafios enfrentados pelas pequenas empresas familiares, demonstrando a importância de se ter uma gestão antenada com as mudanças de mercado, profissionalizar o negócio e assim manter-se competitivo, bem como ter uma liderança que compreenda e esteja apta a superar possíveis conflitos decorrentes da sucessão familiar do negócio, em que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre as gerações garantindo a perenidade do negócio. O caso descreve a trajetória profissional do protagonista José, um empreendedor do ramo supermercadista que foi o fundador da empresa Supermercado Peg Mais, criada em 1999. Aponta os desafios profissionais enfrentados pelo seu José e sua família, tais como abrir um negócio sem aporte financeiro suficiente, investir em inovações e melhorias frequentes, tendo como dilema o fechamento, ou não, da loja filial que se manteve em funcionamento com fluxo de caixa negativo desde a queda do seu faturamento, que se deu com a chegada de um novo entrante no setor. Portanto, o cerne da questão é retroagir para se organizar, implantar processos, procedimentos e fortalecer a marca, ou continuar insistindo em manter um negócio financeiramente inviável, somente para manter o status de rede. Logo, o caso permite discussões sobre planejamento estratégico, finanças em geral, empresa familiar e liderança. A aplicabilidade é recomendada em cursos de graduação e pós-graduação de Administração de Empresas, Gestão Empresarial em disciplinas como Inovação e Competitividade, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Orçamento Empresarial e Empreendedorismo, dentre outros. O caso foi escrito a partir de entrevista com o protagonista, vivência do narrador na gestão da empresa e análise de relatórios.

Publicado
2021-07-02
Como Citar
Borges, A., & Santos, L. (2021). Quando dar um passo para trás significa dar três para frente. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 3(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/406