Os cegos são eles: Inquietações de uma deficiente visual para inserir-se em um mercado de trabalho pouco inclusivo

  • Marília Ribeiro Lopes Senac Minas
  • Sirley Aparecida Araújo Dias Senac Minas
Palavras-chave: Gestão da Deficiência. Gestão da Diversidade. Integração de Deficientes no Mercado de Trabalho. Recrutamento e Seleção de Deficientes.

Resumo

Lila é uma deficiente visual graduada e pós-graduada em Farmácia Bioquímica. Após sucessivos processos de recrutamento e seleção em empresas privadas no ramo de varejo farmacêutico, ela percebeu que os obstáculos para conquistar o mercado de trabalho superam o “não enxergar”: da proteção excessiva de recrutadores, alheios à sua capacidade, passando pelas ferramentas pseudoinclusivas, e até o discurso hipócrita de integração social de um RH despreparado e devaneador. Lila percebe que sua capacidade e produtividade são subestimadas em função de sua deficiência. Este estudo de caso propõe uma reflexão sobre o contexto atual do deficiente no mercado de trabalho, bem como as ferramentas e condutas de inclusão e integração das empresas, sob a perspectiva de uma deficiente visual.

Publicado
2020-05-07
Como Citar
Lopes, M., & Dias, S. (2020). Os cegos são eles: Inquietações de uma deficiente visual para inserir-se em um mercado de trabalho pouco inclusivo. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 2(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/337

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##