OS RELATÓRIOS SÃO PARA ONTEM

  • Rafael Botelho Fagundes Senac Minas
  • Patrícia Andrade Diniz Senac Minas
Palavras-chave: Planejamento e controle. Estratégias para mapeamento de projetos. P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Desenvolvimento de métodos de comunicação. Gerenciamento de recursos. Riscos intrínsecos da divulgação oficial.

Resumo

Este Caso de Ensino apresenta a implantação de um Programa de Fomento (Benefícios Fiscais) para a Indústria Automotiva no Brasil, visando incrementar a tecnologia embarcada nos veículos, a segurança veicular e a eficiência energética. Paralelamente, aumentar a competitividade dos veículos produzidos no Brasil. O Caso descreve como o novo Programa foi tratado em uma montadora de automóveis brasileira, e apresenta os principais desafios enfrentados pelo colaborador Engenheiro Eletricista Antônio Cândido. A abordagem principal a ser discutida é de que modo o planejamento e o controle das atividades referentes ao novo Programa poderão ser executados dentro da montadora de automóveis, a definição de estratégias para mapeamento de projetos que apresentam características de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), o desenvolvimento de métodos de comunicação para disseminar as premissas do novo Programa e a coleta de informações pertinentes. O Caso ainda permite debater sobre o gerenciamento de recursos para a escrita dos relatórios técnicos e, por fim, os riscos intrínsecos da divulgação oficial de documentos técnicos com conteúdo de segredo industrial.

Publicado
2020-01-24
Como Citar
Fagundes, R., & Diniz, P. (2020). OS RELATÓRIOS SÃO PARA ONTEM. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 1(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/250

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

<< < 1 2 3 4 > >>