AS COISAS NÃO PODEM FICAR COMO ESTÃO
Resumo
Este Caso de Ensino apresenta o processo de transformação da gestão do Pronto Atendimento de um hospital, estabelecendo uma gestão profissional, com a definição de fluxos e processos, estratégias de capacitação e desenvolvimento de colaboradores, gerando mudança de cultura organizacional, de forma que o setor possa crescer, rompendo com as velhas práticas que estão trazendo prejuízo à empresa, e promover um atendimento hospitalar humanizado, contribuindo para o aumento do faturamento financeiro da instituição.O Caso descreve a trajetória de Sandra, Gerente de Hotelaria do Hospital Nossa Senhora de Fátima, apresentando as dificuldades e os dilemas enfrentados no Pronto Atendimento, na execução da prestação de serviços de saúde, devido à falta e/ou não definição de processo de gestão do setor. A questão central a ser discutida é de que modo a implementação de fluxos, processos, capacitação e desenvolvimento de pessoas podem sustentar seu processo de crescimento financeiro, porém atrelado à garantia de um atendimento de qualidade de caráter humanizado, que constituem a cultura da organização.O Caso permite debater o processo de profissionalização da gestão, cultura organizacional, discutir a estratégia de padronização de processos e fluxos para garantir crescimento financeiro e qualidade do serviço oferecido aos clientes.