ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO E A INTERAÇÃO ENTRE LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO, CLIMA ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Resumo
Este Caso para Ensino aborda a importância da interação da liderança, da motivação, do clima organizacional e do desenvolvimento de equipes em uma conceituada e renomada instituição de ensino, localizada na cidade de Belo Horizonte (MG). Apresenta os impactos e os problemas vivenciados no setor de atendimento: funcionários que não estavam totalmente envolvidos com as suas funções; funcionários com pouca instrução e pouca qualificação para a realização do trabalho; ausência de acompanhamento do gestor imediato; conhecimento parcial das rotinas operacionais e administrativas do setor; comunicação ineficiente; reestruturação organizacional; clima desagradável no ambiente de trabalho; dificuldades de relacionamento entre líder e equipe; e a desmotivação da equipe. Visando alcançar os melhores resultados e as tratativas dos problemas identificados, foi necessária a contratação de uma especialista na área de gestão de pessoas, para atuar com o objetivo de ajudar a instituição por meio de suas competências, habilidades e experiências, para analisar os problemas e suas causas-raiz, questionar decisões tomadas, analisar os impactos quanto à reestruturação organizacional, propor alternativas e elaborar planos de ações eficazes a serem implantados na organização, de forma a proporcionar resultados satisfatórios no setor e no desenvolvimento da instituição de ensino no mercado.