SELEÇÃO FILTRÃO: PODE SER QUE O PERFUME NÃO CHEIRE BEM

  • Livia Mazza de Freitas Senac Minas
  • Patrícia Andrade Diniz Senac Minas
Palavras-chave: Empresas contemporâneas. Recrutamento e seleção. Turnover. Reestruturação. Processo seletivo por competências.

Resumo

Este Caso descreve um cenário muito comum nas empresas contemporâneas: o descompasso entre expectativa e realidade no que diz respeito à contratação e desempenho de colaboradores novatos e o preço que as organizações pagam por isso. Muitas empresas contratam pela experiência descrita nos currículos e demitem por comportamento inadequado. A situação descrita no Caso mostra exatamente essa situação e foi ocasionada pela sobrecarga e despreparo de colaboradores para realizarem o Recrutamento e a Seleção em uma grande franquia na cidade de Uberlândia e Região. Com a intenção de otimizarem mão de obra e dinheiro, foram selecionados Gestores para realizar a contratação, sem que tivessem qualquer preparo para tal. O preço foi tão alto, que o setor Financeiro alertou a Diretoria sobre o aumento nos custos da empresa devido ao alto turnover. O problema agravou-se de tal maneira que as Diretoras decidiram buscar auxílio em mão de obra especializada, fazendo toda a reestruturação do Recrutamento e da Seleção. Os impactos financeiros e organizacionais da empresa melhoraram, consideravelmente, após a implantação do Processo Seletivo por Competências.

Publicado
2020-01-24
Como Citar
Freitas, L., & Diniz, P. (2020). SELEÇÃO FILTRÃO: PODE SER QUE O PERFUME NÃO CHEIRE BEM. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 1(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/246

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>