OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E POSICIONAMENTO PARA MICROEMPRESAS NA ESCOLHA ENTRE A ATUAÇÃO NO VAREJO OU ATACADO

  • Lara Coêlho de Assumpção Senac Minas
  • Victor Silva Corrêa Senac Minas
Palavras-chave: Comércio varejista. Gestão financeira. Planejamento estratégico.

Resumo

O mercado de aviamentos tem se transformado muito no decorrer dos anos. A princípio, este tipo de comércio estava voltado para pequenas confecções e costureiras, porém, atua hoje também junto ao mercado de artesanato, fornecendo produtos para crochê, tricô, ornamentos, pedrarias, bordados, etc. Fábio herdou uma loja de aviamentos há dez anos e desde então tem tentado se adaptar a essas mudanças junto ao um esforço pessoal de busca por conhecimento nas áreas de gestão financeira e administração. Atualmente, vive um dilema sobre como investir melhor os recursos provenientes do comércio que administra e se concentra entre ampliar o catálogo de produtos para a oferta no varejo ou focar em poucos produtos, mas de forma a atuar no atacado. Dentre os objetivos educacionais deste caso, encontra-se a sugestão para as disciplinas de Orçamento Empresarial e Gestão Financeira: para a necessidade de elaboração de um plano orçamentário de curto e médio prazo; Planejamento Estratégico: para a formulação de uma estratégia pautada em uma análise do negócio e no mercado em que está inserido; Análise de Cenários: para a realização de uma breve análise do cenário econômico como meio de adaptação para a realidade econômica local.

Publicado
2020-01-23
Como Citar
Assumpção, L., & Corrêa, V. (2020). OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E POSICIONAMENTO PARA MICROEMPRESAS NA ESCOLHA ENTRE A ATUAÇÃO NO VAREJO OU ATACADO. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 1(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/211

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

<< < 1 2