OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E POSICIONAMENTO PARA MICROEMPRESAS NA ESCOLHA ENTRE A ATUAÇÃO NO VAREJO OU ATACADO
Resumo
O mercado de aviamentos tem se transformado muito no decorrer dos anos. A princípio, este tipo de comércio estava voltado para pequenas confecções e costureiras, porém, atua hoje também junto ao mercado de artesanato, fornecendo produtos para crochê, tricô, ornamentos, pedrarias, bordados, etc. Fábio herdou uma loja de aviamentos há dez anos e desde então tem tentado se adaptar a essas mudanças junto ao um esforço pessoal de busca por conhecimento nas áreas de gestão financeira e administração. Atualmente, vive um dilema sobre como investir melhor os recursos provenientes do comércio que administra e se concentra entre ampliar o catálogo de produtos para a oferta no varejo ou focar em poucos produtos, mas de forma a atuar no atacado. Dentre os objetivos educacionais deste caso, encontra-se a sugestão para as disciplinas de Orçamento Empresarial e Gestão Financeira: para a necessidade de elaboração de um plano orçamentário de curto e médio prazo; Planejamento Estratégico: para a formulação de uma estratégia pautada em uma análise do negócio e no mercado em que está inserido; Análise de Cenários: para a realização de uma breve análise do cenário econômico como meio de adaptação para a realidade econômica local.