ESTRATÉGIAS PARA AUMENTO DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA E EQUILÍBRIO FINANCEIRO

  • Luís Carlos do Vale Fundão
  • Rachel Sant’Anna Murta
Palavras-chave: Hotel. Taxa de ocupação. Mercado. Marketing. Gestão

Resumo

Este Caso de Ensino analisa os desafios da gestão hoteleira em uma situação real em que um hotel situado em uma cidade histórica do interior de Minas Gerais sofre com uma receita insuficiente para quitar suas despesas, honrar seus compromissos e gerar lucro. Serviu de objeto de estudo deste Caso um hotel real, com o nome fictício de Hotel Vista da Serra, o qual é administrado por uma gerente que assume corajosamente os desafios da gestão deste empreendimento e necessita, em tempo hábil, empreender meios estratégicos para corrigir as falhas nos processos gerenciais e implantar novos processos que visem ao aumento da receita, maior controle dos custos e projeção no empreendimento no mercado. Para tanto, será investigada a possibilidade de empregar meios estratégicos para aumentar a taxa de ocupação em dias ociosos de semana, dar visibilidade à marca do estabelecimento, projetá-lo com eficiência no mercado hoteleiro concorrente e implantar estratégias de marketing interno e externo que atraiam e satisfaçam os clientes. Para elaboração do Caso, foram feitas entrevistas com a gerente responsável pelo hotel e colaboradores responsáveis pelos setores financeiro e de reservas. Este Caso pode ser usado em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de administração, gestão empresarial e financeira, gestão hoteleira, turismo, marketing e em disciplinas que tenham como objetivo oferecer elementos teóricos de reflexão nas áreas de gestão administrativo-financeira.

Publicado
2020-01-22
Como Citar
Fundão, L. C. do, & Murta, R. (2020). ESTRATÉGIAS PARA AUMENTO DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA E EQUILÍBRIO FINANCEIRO. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 1(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/202

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>