EMPREENDER: ASSUMIR RISCOS EM BUSCA DE UM PROPÓSITO?

  • Joziane Cristina Chieregato Matheus Lopes
  • Aline Rodrigues da Fonseca
Palavras-chave: Empreendedorismo; Cenários socioeconômicos; Análise de investimentos; Planejamento estratégico; Business Model Canvas.

Resumo

O presente caso para ensino relata a história de quatro empresários e amigos de longa data, que vislumbram uma oportunidade de se unirem em sociedade e empreenderem em um novo ramo de atividade. No decorrer dos diálogos, eles conhecem as particularidades do possível novo negócio, identificando as oportunidades e desafios a serem enfrentados. Este caso é recomendado para cursos de pós-graduação em Administração, podendo ser aplicado em disciplinas relacionadas à Análise de Cenários Econômicos, Análise de Investimentos e Planejamento Estratégico, bem como para exemplificação de uso da ferramenta Business Model Canvas. Os dados que o embasam foram obtidos por meio de entrevistas, relatos e pesquisas realizadas por empresas terceirizadas, que forneceram informações sobre contexto da época, bem como pela vivência profissional da autora e ampla pesquisa bibliográfica.

Publicado
2020-01-22
Como Citar
Lopes, J. C., & Fonseca, A. (2020). EMPREENDER: ASSUMIR RISCOS EM BUSCA DE UM PROPÓSITO?. CASOTECA (Acesso Restrito) - (ISSN: 2675-4703 - Qualis B3), 1(1). Recuperado de https://ava.mg.senac.br/periodicos/index.php/Senac2/article/view/198

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

<< < 1 2 3 > >>