A borboleta bateu as asas na China e o vento soprou na grande bola da terra

  • Patrícia Andrade Diniz Senac Minas
  • Rachel Sant’Anna Murta Senac Minas
Palavras-chave: Crise mundial. Gestão de crise. Gestão empresarial. Gestão de pessoas. Teoria do caos.

Resumo

Este Caso de Ensino aborda as mudanças urgentes e necessárias na gestão de uma empresa do setor de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus, localizada em Belo Horizonte (MG), que se encontra diante de um cenário de crise mundial imposto pela pandemia de COVID-19, doença causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), o que afetou o funcionamento de suas atividades. A pandemia provoca nas empresas do setor a redução no número de passageiros e, consequentemente, a redução do número de viagens dos ônibus e afeta a jornada de trabalho. O Caso descreve a situação da empresa Hampton Court Palace. A questão central a ser discutida é entender a nova realidade dessa empresa e o que ocorrerá na vida de seus colaboradores no momento da crise. O Caso permite discutir Gestão de Crise organizacional, principalmente em uma empresa de prestação de serviços, o que envolve uma abordagem sobre Gestão Empresarial de maneira genérica; de forma relacionada, debate a Gestão de Pessoas diante de mudanças inadiáveis na gestão organizacional em um cenário de crise, tendo como pano de fundo a Legislação Trabalhista; e permite refletir sobre a Teoria do Caos para entender a dinâmica e os reflexos de uma crise mundial de qualquer natureza.

Publicado
2020-06-26